Pesquisa
e Análise
A necessidade de transformar a sala
de aula tem levado a maioria das escolas públicas e privadas ao uso de novas
tecnologias e a repensar novas metodologias na tentativa de construir um
currículo que contemple os interesses dos alunos e as mudanças globais que
ocorrem tão rapidamente. Dessa forma o uso de tecnologias e, principalmente, o
uso do computador, têm lugar de destaque no cenário educativo. Pressupondo-se
que a possibilidade de interagir com outros sujeitos seja o fundamental papel
do uso das tecnologias na escola, é de se esperar que cada vez mais os
professores, ao fazerem seus planejamentos, introduzam o uso das tecnologias
objetivando a melhoria do ensino e da aprendizagem e a preparação dos jovens
para o mercado de trabalho.
O aprender por aprender já não existe. Hoje,
os alunos necessitam saber para “que” e “por que” precisam saber determinado
assunto. Isso é aprendizagem significativa. A internet invade nossos lares com
todas as suas possibilidades, fazendo o impossível tornar-se possível, como
navegar pelo corpo humano e visualizar a Terra do espaço sem sair do lugar. É
difícil, portanto, prender a atenção do aluno em aulas feitas do conjunto lousa
+ giz + professor. Então, por que fazer o mesmo quando se pode fazer diferente?
Uma vez que os alunos gostam de aulas que utilizam a tecnologia, por que não
aproveitar essa oportunidade e usá-la a seu favor?
Quanto à pesquisa, o resultado mostrou que
alguns professores ainda são alheios às novas tecnologias pelo simples fato de
desconhecerem recursos simples que poderiam fazer a diferença em suas aulas.
Outros demonstraram conhecimento em relação ao uso de várias tecnologias citando
principalmente o uso da internet, textos impressos, textos digitais,
apresentação multimídia, páginas da Web, vídeos, áudio, imagens e jogos.
É importante lembrar que haja, não apenas uma
revolução tecnológica nas escolas, mas a necessária revolução na capacitação
docente. Utilizar o computador em sala de aula ou no Laboratório de Informática
talvez seja o menor dos desafios do professor: utilizar o computador de forma a
tornar a aula interativa, criativa e significativa é que parece realmente
preocupante. O simples fato de transferir a tarefa do quadro-negro para o
computador não muda uma aula. É fundamental que a metodologia utilizada seja
pensada em conjunto com os recursos tecnológicos que a modernidade oferece. O
filme, a lousa interativa (que as escolas estão recebendo), o computador, etc.,
perdem a validade se não se mantiver o objetivo principal: a aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário