quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Atividade 1.6

Atividade 1.6


Nome do cursista: Dione Passos

Projeto: Fotonovela

Série: 8º Ano

Descrever:
·         Por que escolheu esse projeto?
Por se tratar de um texto sincrético, a fotonovela integra componentes distintos em uma síntese e pode-se trabalhar literatura, gramática, recursos tecnológicos como a fotografia, o computador, a impressora entre outros, ao mesmo tempo. A fotonovela utiliza a fotografia numa montagem similar a das histórias em quadrinhos, portanto, são fáceis de produzir, pois cada fotografia corresponde a uma cena e as falas são sinalizadas por balões, isso facilita para os alunos o processo de criação. Os temas apresentados nas fotonovelas geralmente são temáticos de conflitos amorosos com final feliz, os jovens se identificam com temas que falam de amor, de paixão, de romantismo e com o famoso: “felizes para sempre”. É, portanto, um projeto de fácil planejamento e execução.
Mediante esses fatos, produzir imagens, criar histórias próprias ou releituras, ter as produções exibidas e comentadas por outras pessoas, além de estimular a criatividade, contribui para a formação do individuo mais ativo e crítico em  reproduzir a sua própria realidade.

·         Como foi desenvolvido?
û  Discussão do tema fotonovela para sondar o que os alunos já sabem sobre o assunto;
û  Pesquisa livre na internet sobre o tema;
û  Compartilhamento em grupo das descobertas a cerca do tema;
û  Identificação do gênero fotonovela:
û  Criação, adaptação e escrita da história (coletiva ou em grupo);
û  Criação de personagens, figurinos e caracterização;
û  Montagem de cenário e sessões de fotos;
û  Construção e edição da fotonovela;
û  Revisão e finalização da fotonovela para impressão e apresentação eletrônica;
û  Apresentação da fotonovela para a comunidade escolar.
·         Quais conceitos curriculares os alunos utilizaram?
O processo de criação de uma fotonovela constitui-se num trabalho interdisciplinar, no sentido de que pode envolver várias disciplinas como Português, Artes, História, Geografia, Informática, as quais, com seus respectivos professores, darão suporte às tarefas envolvidas no processo, entretanto, a confecção foi desenvolvida, prioritariamente, nas aulas de Informática sob a orientação do professor orientador de tecnologias.

·         Quais recursos tecnológicos foram utilizados?
Toda a experimentação foi construída com a utilização de máquinas fotográficas, celulares com câmeras e efeitos de programas presentes em quase todos os computadores, ou seja, as ferramentas para a composição desse trabalho são acessíveis tanto para os professores quanto para os alunos, uma vez que essas mesmas ferramentas estão presentes no cotidiano escolar e social de ambos.

·         Cite os principais pontos positivos dessa experiência e os pontos que suscitaram preocupações ou dúvidas.
Apesar da maioria dos jovens não terem vivido a época das fotonovelas, o projeto foi de fácil execução, pois, a exemplo das histórias em quadrinhos, a fotonovela usa a mesma técnica de imagem + texto facilitando a criação das histórias. Além disso, a utilização de meios tecnológicos e digitais presentes no dia-a-dia dos alunos motivam e facilitam a experimentação dessa proposta que, de modo divertido, pode refletir e analisar o contexto no qual os alunos estão inseridos. Nesse contexto a fotonovela teve um grande potencial para ser utilizada como instrumento de aprendizagem.





Cursista: Dione Passos


Nenhum comentário:

Postar um comentário